Dicas

Sobre máquinas de corte eletrônicas

São sempre muitas dúvidas, perguntas, comentários sobre máquinas de corte eletrônicas. Isto me fez pensar em escrever sobre as coisas que fui aprendendo,desde que comprei a minha, uma Cricut Expression.

Ela chega embaladinha, tiramos da caixa, olhamos e ela nos olha! E agora? Como liga, é 110 ou 220 ou é bivolt?

Absolutamente normal! Mas não sabemos realmente nem por onde começar. É uma verdadeira aventura!

Primeiramente, não tenha medo dela. Ame-a, pois ela vai retribuir. Cada vez que uso a minha, descubro coisas e mais coisas novas.

Aprender a usá-la traz uma riqueza enorme de tentativas erros e muito papel inutilizado. O melhor no início é ir testando várias gramaturas e anotando todos os ajustes, pois assim terão um material rico para consultar.

Sei que muitas de vocês estão pensando em comprar uma, mas e os suprimentos? São dúvidas preocupantes porque são custos que terão que ser adicionados ao nosso precioso investimento.São cartuchos, mats de corte, lâminas.

Aqui então posso afirmar que uma das maneiras de driblar os gastos é fundamental ter um programa que ao ser instalado deixa vocês livres do uso dos cartuchos. Os mais conhecidos são o SCAL e o MTC (já escrevi sobre eles em posts anteriores).

Eles proporcionam uma infinita utilização de arquivos vetorizados (SVG) que além de serem vendidos por muitas designers talentosas por um preço ótimo, são também encontrados gratuitamente na Net. São programas fáceis de usar e se você tiver certa habilidade com Corel, Illustrator ou Inkscape (este é free), poderá fazer seus próprios arquivos de corte. As aplicações destes arquivos são muitas!

No scrapbook  agrega criatividade e facilidade nos Layouts, Cartões, Home Décor etc. Portanto, se você pensa em comprar uma, saiba que atualmente as possibilidades são muitas. E na maioria delas você poderá usar os programas que citei.

Na CHA SUMMER 2011, uma feira onde são mostrados todos os lançamentos para o setor de scrapbook que cada vez tem mais adeptos aqui no Brasil, foram lançadas: A nova Silhouette Cameo, agora com uma base de corte  12×12 polegadas vai permitir cortes em superfícies maiores , com papéis ou vinyl até 10 mts de comprimento. E o melhor de tudo, compatível com o SCAL e o MTC.

Aqui no blog da minha amiga Janaina Miranda, poderão ver mais detalhes.
Depois da Sil, como ela é chamada carinhosamente, foi a vez da Sizzix eClips que vai trabalhar com o  SCAL.

Com a ajuda do SCAL vocês serão capazes de cortar Fontes True Types, SVG, PDFs, fazer soldagem, rastreamento!

Além de cartuchos novos se assim preferir.

Como podem ver, cada vez mais elas estão disponíveis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *